Por meio de vivências diversas, possibilitamos a criação de novas perspectivas de vida para as crianças e adolescentes participantes da Oficina através da exploração das relações sociais e de suas habilidades.

Nossos referenciais teóricos são embasados na Antroposofia e na Pedagogia Waldorf. Antroposofia significa conhecimento do ser humano, introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner, e é caracterizada como um método de conhecimento da natureza, do ser humano e do universo, que leva em conta as diferentes características das crianças e adolescentes segundo sua idade aproximada e como indivíduos únicos. Para adequar nossa prática a tal metodologia criamos uma rotina diária, semanal e mensal.
 
Nossa rotina diária varia entre atividades livres e dirigidas, já a semanal é composta por temas diários como Esportes, jogos e brincadeiras; Culinária; Trabalhos Manuais; Expressões Artísticas; Linguagens. Todas as atividades são regidas por um tema bimestral que leva a uma apresentação do que foi aprendido, cultivado e produzido.  

Fortalecemos com isso a prática da não-violência por meio da parceria criada entre educadores e atendidos para revisão das regras e prática do diálogo na mediação de conflitos e negociação do planejamento, dando autonomia e legitimação às crianças e adolescentes, por meio da vivência de si, do outro e do meio.

 

 

ATIVIDADE DESCRIÇÃO    

 

ESPORTES, JOGOS e BIRNCADEIRAS Procuramos desenvolver a corporeidade da criança por meio da exploração dos espaços e recursos materiais disponíveis, estimulando a criatividade, ensinando diferentes modalidades esportivas e suas variações, assim como resgatar brinquedos e brincadeiras tradicionais e jogos de tabuleiro e mesa.    
  LINGUAGENS Por meio do estímulo e acesso a filmes (curtas e longas) e livros procuramos desenvolver na criança criatividade, comunicação, reflexão, imaginação, integração e valores, além de ampliar seu repertório cultural, linguístico e subjetivo.    
  CULINÁRIA Na culinária temos um trabalho muito amplo, desenvolvemos desde conteúdos escolares como a escrita, leitura e interpretação das receitas, valorização do trabalho e das capacidades individuais e coletivas, e principalmente, a valorização do outro, por meio da gratidão pelo que nos é oferecido.    
  TRABALHOS MANUAIS Por meio do estímulo do senso de estética, trabalhamos sempre com um objetivo comum dando abertura para a expressão da identidade individual nos produtos desenvolvidos.    
  EXPRESSÕES ARTÍSTICAS Orientar as necessidades, sonhos e desejos dos atendidos em se expressar artisticamente por meio da troca de saberes e da construção coletiva.    
  REUNIÃO DE EQUIPE Encontros semanais são realizados entre os educadores e a orientadora educacional. E uma vez ao mês toda a equipe se reúne para avaliar e planejar as ações.    
  REUNIÃO COM OS RESPONSÁVEIS São encontro coletivos e/ou individuais que tem como intuito apresentar os resultados da rotina, o planejamento mensal/semestral, para solicitar auxílio e envolvimento nas atividades diretas ou indiretas com as crianças, e falar sobre desenvolvimento infantil e qualidade de vida.    
  Programa Futuro Cientista (UFSCAR) Criar grupo de crianças com interesse de investigação e melhoria/mudança da realidade por meio do estímulo ao desenvolvimento das potencialidades existentes e latentes nas crianças. Visa também dar condições de continuidade e fortalecimento das ações planejadas e desenvolvidas pelas crianças.    
  Pintura Solidária Em parceria com a Ong de mesmo nome, oferecemos oficinas de pintura aos assistidos, ensinando técnicas de pinturas com metodologia que contribui para desenvolver e expressar a criatividade e interagir com o meio, levando-os ao comprometimento com o respeito mútuo, a disciplina e o trabalho em equipe. A inspiração para fazer os desenhos veio do artista plástico pernambucano Romero Britto, que traz em suas obras traços marcantes que atraem e iluminam o olhar de que se depara com um de seus trabalhos. São pinturas alegres e coloridas, que carregam mensagens positivas.
   
  ATIVIDADE EXTERNA Sempre na segunda sexta-feira do mês fazemos uma atividade externa, que consiste em fazer uma vivencia de integração com as crianças no Parque dos Espanhóis ou em visitar algum equipamento de cultura/lazer da cidade que tenha relação com o tema do mês.    
  ANIVERSARIANTE DO MÊS E APRESENTAÇÕES As atividades mensais são elaboradas dentro de um tema, o qual consiste em uma data comemorativa, que normalmente não é escolar. Este tema inspira todas as atividades e foca na apresentação do que foi produzido no final do mês, no dia em que comemoramos os aniversariantes do mês, temos então, um dia todo especial. Realizamos esta atividade sempre na última sexta-feira do mês.    
  RODA GERAL Implantaremos no 2 semestre de 2012 a Roda Geral, que consiste em um momento de diálogo e proposições entre crianças, educadores, orientadora educacional e quando possível gestão, para falar sobre temas diversos escolhidos pelas crianças, é um excelente momento de troca, aprendizagem e expressão, que já é realizada nas turmas.    
  FÉRIAS NO CÉU São atividades recreativas com as quatro turmas juntas, esta atividade não é obrigatória, porém as crianças precisam trazer uma inscrição prévia para que possamos planejar as atividades, utilização dos espaços e alimentação, que também é diferenciada da rotina. Estas atividades acontecem somente no período da tarde em uma semana corrida ou em duas semanas com dias alternados.    
  EVENTOS LOCAIS Pelo menos duas vezes ao ano, uma em cada semestre, a Oficina organiza em conjunto com as crianças, seus responsáveis, equipe e voluntários eventos para geração de renda e apresentações diversas.    
  EVENTOS EXTERNOS Por meio de convite de órgãos públicos e demais organizações participamos direta ou indiretamente de eventos beneficentes com o intuito de divulgação e geração de renda.    
Copyright (c) 2013 Oficina de Integração Céu Azul. Todos os direitos reservados.
Rua Tereza Lopes, 708 - Vila Hortência - Sorocaba - SP - Tel: (15) 3233-1119
Curta nossa página no Facebook