OFICINA CÉU AZUL.
No horizonte, um sonho possível.

Missão: Integrar e reintegrar crianças e adolescentes provenientes de famílias de baixa renda, à família, à escola, aos bens culturais materiais e imateriais e ao mercado de trabalho.

Visão: Tornar-se uma referência nacional no atendimento às crianças e adolescentes provenientes de famílias de baixa renda, oferecendo oportunidade da descoberta e desenvolvimento de suas potencialidades a fim de que adquiram as condições favoráveis para exercer integralmente sua cidadania e corporeidade.

 
Valores:
• Amor
• Ética
• Respeito
• Diversidade
• Alegria
• Qualidade
• Esperança
 
Histórico:
A história da Oficina iniciou-se em 1997, quando um grupo de amigas realizava algumas ações isoladas para auxiliar famílias em situação de risco. Durante algum tempo as ações consistiam em doações de roupas e alimentos e realização de eventos para arrecadação de recursos com o objetivo de reformar a moradia das referidas famílias. Porém, com o passar do tempo foi se percebendo que essas ações, pouco ou quase nada refletiam na melhoria das condições de vidas das pessoas, pois as mesmas destituídas de qualquer preparo, acabavam por acomodar-se com as doações e simplesmente continuavam com os mesmos problemas.

 

A partir dessa conclusão, o grupo resolveu reavaliar as ações e concluiu que o objetivo de todos que o compunha era a transformação dessa realidade e não a manutenção de um estado de desinformação que absolutamente não contribuía em nada e os mantinha na inércia. A partir de então, resolveu-se fundar uma instituição que tivesse como objetivo primeiro a educação de crianças e jovens que, atuando com suas famílias e consequentemente na comunidade, possam se conscientizar, se empoderar e se tornarem agentes de mudança significativa, fazendo com que a médio prazo possam realmente usufruir de tais transformações necessárias para o reestabelecimento da dignidade e exercitar sua cidadania de maneira livre e consciente.
 
Foi aí que nasceu a Oficina de Integração Céu Azul, exatamente no dia 17 de fevereiro de 1999. Criou-se o estatuto, constituiu-se a diretoria executiva e o conselho fiscal, ambos formados por voluntários. Com o passar do tempo mais pessoas foram aproximando-se, conhecendo o trabalho e envolvendo-se cada vez mais.

 
Hoje, podemos perceber que a Oficina tem beneficiado os usuários, suas Famílias, a comunidade e todos aqueles envolvidos com suas atividades, de maneira direta ou indireta. A Oficina, em 2012 passou por um momento de reformulações e elaboração de uma metodologia que não se perca no tempo e nem com as pessoas, procurando com isso tornar-se referência no atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade no contra-turno escolar moradoras da região onde está localizada a instituição.

   
A Oficina é reconhecida pelos órgãos responsáveis, conforme descrito abaixo:

• CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social de Sorocaba, registro nº 075 desde 10/01/2002
• CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, registro nº 084 desde 26/02/2002
• Secretaria de Assistência Social do Estado de São Paulo, registro nº 5493 desde 30/06/2004
• Declarada de Utilidade Pública Municipal, Lei n.6.307 de 31/10/2000
• Declarada de Utilidade Pública Estadual, Lei n. 11.737 - 25/05/2004
• CNAS - CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, registro nº 0201/2007 desde 22/03/2007

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Copyright (c) 2013 Oficina de Integração Céu Azul. Todos os direitos reservados.
Rua Tereza Lopes, 708 - Vila Hortência - Sorocaba - SP - Tel: (15) 3233-1119
Curta nossa página no Facebook